Quem sou eu

Minha foto
Nova Friburgo, RJ, Brazil
Este Blog tem como finalidade unir duas das minhas paixões: Fotografia & Judaismo. E como fazer isto? Sempre com um novo post uma fotografia de minha autoria do tema relacionado. Obs. O Judaísmo aqui mencionado se trata do Cumprimento prático da Torah, e não a religiosidade Rabínica. Email: jandernogueira@hotmail.com.br Cel: (22) 92836965

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bênção / ברכה



Este post é um pouco diferente dos outros, pois invés de um tema tipo estudo eu gostaria de dividir algo com vocês. O motivo é por que eu li um livro que realmente mudou minha vida e gostaria de dividir com todos.


O livro se chama “My grandfather´s blessings” (As bênçãos do meu avô), e por que mudou minha vida? Primeiro gostaria de falar um pouco do livro, o livro é um relato da vida pessoal da autora (Rachel Naomi Remen) que comenta no livro a importância de abençoar as pessoas e/ou coisas ao nosso redor e mais importante, dentro de nós. Ela escreve que aprendeu a ter esse olhar com seu avô o Cabalista e Rabino Ziskind, que ao tempo que abençoamos somos abençoados e assim podemos reconstruir o mundo. E agora voltando ao motivo que disse que mudou minha vida, eu me vi no papel da autora, e como? Não no simples fato de assimilação, mas na vivência empírica. Meu avô também era um homem e líder religioso extremamente ortodoxo nas suas convicções, com um caráter que ninguém jamais poderá criticar, tentava me ensinar a importância de abençoar as pessoas, às vezes com discussões outras com silêncio ele me ensinou o quanto podemos fazer diferença. Lembro-me as vezes que estava em sua casa e via-o trazer pessoas para almoçar ou ajudar de outras maneiras que estava ao seu alcance. Sua dedicação como líder religioso nos mínimos detalhes e sempre com amor. E até ler este livro infelizmente não tinha visto por que eu me pareço com ele em tantos aspectos e como eu e minha família fomos e somos abençoados por ele, e o que ele tentou me ensinar com seus discursos rigorosos. Que também podemos ser assim.

Sei que ele ficaria feliz em saber que agora o admiro mais ainda como homem e que fez sua vida se prolongar atravez da minha.

E eu abençoou você que está lendo esse blog:



                                    ברוך אתה  יהוה אלוהינו מלך העולם, שהחינו וקימנו והגענו לזמן הזה

Baruch Atá Ado-nai El-ohenu melech haolam shehecheianu vekiyemanu vehiguianu lazeman haze

Bendito és Tu, Senhor , nosso Deus, Rei do universo, que nos mantiveste vivos e nos sustentou e nos permitiu estar aqui neste momento.


Um resumo rápido sobre o tema.

Bênção, de uma maneira geral, é uma expressão proferida oralmente constituindo de um desejo benigno para uma pessoa, grupo ou mesmo uma instituição, que pressupõe um efeito no mundo espiritual, de modo a afetar o mundo físico, fazendo com que o desejo se cumpra

A Bênção sacerdotal (Birkat Kohanim, ברכת כהנים), também conhecida como Nesiat Kapayim ("estender as mãos"), ou Bênção aarônica, é uma oração judaica recitada durante certos serviços, a fonte do texto é Números 6:23-27.

Apenas Cohanim ou líder (como pai ou outros) podem executar a Bênção Sacerdotal.

Em muitas comunidades judaicas tradicionais é costume para os fiéis abrir seus talitot sobre suas próprias cabeças durante a bênção e não olhar para os Cohanim. Se um homem tiver filhos solteiros, eles virão e ficaram abaixo do seu talit para serem abençoados, mesmo se os filhos já forem grandes,

No início da cerimônia, os Leviim da congregação lavam as mãos dos Cohanim e, em seguida, os Cohanim tirarão os sapatos (se eles são incapazes de tirar os sapatos sem usar as mãos, os sapatos são removidos antes da lavagem), e caminha até a plataforma na frente da arca, na frente da sinagoga. Eles cobrem suas cabeças com suas talitot, e recitam a bênção.

A cultura pop

Em meados dos anos 1960, o ator Leonard Nimoy, que foi criado em uma casa judaica tradicional, usou a versão deste gesto para criar o Saudação Vulcana para seu personagem, Spock , em Star Trek . Ele explicou que enquanto participava de serviços ortodoxos quando criança, ele espiou por baixo do talit de seu pai e viu o gesto; muitos anos mais tarde, ao apresentar o personagem de Sr. Spock, ele e o criador da série, Gene Roddenberry pensou em um componente que deveria acompanhar o frase "Vida longa e próspera". O gesto sacerdotal judaico parecia suficientemente estranho e misterioso, e se tornou parte de Star Trek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário