Quem sou eu

Minha foto
Nova Friburgo, RJ, Brazil
Este Blog tem como finalidade unir duas das minhas paixões: Fotografia & Judaismo. E como fazer isto? Sempre com um novo post uma fotografia de minha autoria do tema relacionado. Obs. O Judaísmo aqui mencionado se trata do Cumprimento prático da Torah, e não a religiosidade Rabínica. Email: jandernogueira@hotmail.com.br Cel: (22) 92836965

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Shofar / Trombeta ou Buzina


O que é um Shofar?

Shofar (שופר) é um chifre , tradicionalmente usado o de carneiro, mas que também pode ser de antílope.
A palavra provêm de uma raiz do acadiano “shapparu" ovelha selvagem. No AT quase sempre se designa o instrumento musical curvo feito de chifre de carneiro, podendo ser traduzida com “Trombeta e/ou Buzina”. A palavra usual para indicar o chifre de um animal é qeren. Esta é usada apenas uma vez em referência a instrumento musical.

Shofar nas Escrituras

O vocábulo (Trombeta ou Buzina) se encontra 118 vezes nas escrituras, sendo 98 (84 trombeta e 14 buzina) vezes no Tanach (Antigo Testamento) e 20 (as 20 como trombeta) na B´rit Hadashah (Novo Testamento).

Qual é o significado do Shofar?

O Shofar nos chama para acordarmos de nossa letargia mental pelas coisas terrenas e clama para que possamos despertar e nos envolver com as necessidades de nossa alma. É como um alerta: inspira-nos temor lembrando que este é o Dia de nosso julgamento.
Ele não somente cumpre o propósito na dimensão física, natural e material, mas vai mais além. O Shofar também cumpre um propósito quando o escutamos tocar na dimensão espiritual, ou seja, quando se escuta o som na dimensão física seu toque se manifesta na dimensão espiritual.

Qual é o significado do toque do shofar?

1. O Primeiro toque : TEKIÁ O primeiro som é o TEKIÁ, que se caracteriza pela emissão de uma nota longa que anuncia a Majestade do Senhor e Rei de Israel, que tem dado a promessa do Reino e sua recompensa aos justos. Lembra-nos o dia que o homem pecou contra ELOHIM no Éden, onde ocorreu a grande separação. Por isso é um tom longo, tão largo como a separação entre os homens e ELOHIM. É por isso que o Tanach diz : "Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Is 55.9
2. O segundo toque : TERUAH O segundo som é uma combinação de nove sons curtos que convoca-nos a despertar do sono e leva-nos a uma reflexão profunda sobre nossas vidas diante do Senhor. TERUÁ é como uma voz que nos convida a analisarmos retrospectivamente e ver como estamos em nossa relação com HaShem e com nosso próximo. O toque "Teruah" também nos revela o ensino bíblico da dor intensa que sentiu ADONAI quando o homem pecou contra Ele. A combinação dos nove sons curtos expressa as lágrimas de ADONAI por Seu povo ao ser separado pelo pecado.
3. O Terceiro toque : SHEVARIM Este terceiro som, o SHEVARIM, é uma série média de três sons que, colocados entre os dois primeiros; expressam o gozo interior em meio as aflições do mundo, confiados que finalmente o Reino dos céus será implantando em toda a terra. Quando SHEVARIM é tocado, afirmamos nossa fé na volta do Messias. Este toque também manifesta o ensino bíblico do chamado de ADONAI para voltarmos para Ele. É um convite pessoal que o Senhor faz a todos, a que voltemos à Sua herança, sua provisão, ao Messias de Yisrael, a Yeshua.

Pense:

Talvez tu tenhas feito tudo que te ensinaram sobre guerra espiritual mas não tens obtido vitória, a conquista total sobre a tua Jericó. Hoje, ADONAI te diz, toca o SHOFAR prolongadamente, "mashak". Toca o SHOFAR sem desmaiar. Prolongues o som para que cubras todas as áreas que o Senhor tem te dado como herança.

Um comentário:

  1. gostei muito foret isso foi de muito proveito pra mim....

    ResponderExcluir