Quem sou eu

Minha foto
Nova Friburgo, RJ, Brazil
Este Blog tem como finalidade unir duas das minhas paixões: Fotografia & Judaismo. E como fazer isto? Sempre com um novo post uma fotografia de minha autoria do tema relacionado. Obs. O Judaísmo aqui mencionado se trata do Cumprimento prático da Torah, e não a religiosidade Rabínica. Email: jandernogueira@hotmail.com.br Cel: (22) 92836965

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bereshit / Gênesis





Bereshit / Gênesis

Bereshit (do hebraico בראשית, Bereshít, "no ínicio", "no princípio") é o nome da primeira parte da Torá e da primeira palavra. Bereshit é chamado comumente de Gênesis pela tradição ocidental e trata-se praticamente do mesmo livro apesar de algumas diferenças, principalmente no que lida com interpretações religiosas.
Tudo, desde a separação entre trevas e luz no primeiro dia, até a criação das esferas celestiais no quarto, culminando com a criação do homem - Adam (Adão) e da mulher - Chava (Eva) à imagem de D'us e sua colocação no Jardim do Éden no sexto dia, foi criado e arrumado em seu correto lugar nesta primeira semana. Os humanos recebem o domínio sobre o mundo inteiro com apenas uma restrição - abster-se de consumir o fruto da Árvore do Conhecimento.

Diferentes Interpretações:

Abaixo seguem algumas das diferenças teológicas entres o conhecido Gênesis e Bereshit.
Gênesis 1:1 - No princípio Deus criou os céus e a terra.
  • Aqui temos duas diferenças: 1º - A palavra empregada pra Deus é Elohim, no hebraico quando uma palavra termina em “im” quer disser que ela está no plural. Logo no ato da criação as Manifestações de YHWH estavam presentes, יהוה (Yah = Pai), פועל (Verbo = Filho) e רוח הקודש (Espirito de Deus = Espirito Santo).
  • 2 - A palavra céu e terra aqui mencionado, se referem a esfera de morada. Como por exemplo a palavra "CéuS" está no plural, devido se acreditar (no judaísmo) existam 7 Céus. E a palavra "Terra" se refere a esfera de matéria com o qual se formaria a terra.
Gênesis 1:3 – Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.”
  • Aqui se acredita que quem fez o mundo não foi exatamente D´us em si, mas o Mashiach. Pelos fatos que em Yochanan (João) 1:1-3 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. E por toda vez que se terminava uma criação o Eterno via se era bom, logo, pra que era necessário que o Eterno averiguasse se era bom? Sendo salvo 3 (três) coisas que D´us o fez só: A terra, Os Céus e O Homem.
Gênesis 1:5 – Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.”
  • Essa identificação é repedida 6 (seis) vezes neste capitulo. A palavra hebraica יום (yom) é uma porção de tempo que começa no pôr-do-sol de um dia e termina no pôr-do-sol do outro dia.
Gênesis 1:27 – Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”
Aqui começa uma das maiores diferenças entre o judaísmo e outras religiões. Então tentarei descrevê-las. 1º Coisa que devemos saber que a palavra aqui destinada para homem é אדם (Adam) Adão, que significa pessoa, num sentido de “Humanidade”.
  • 2º - Homem e mulher foram criados no mesmo dia e não em outro dia como é dito por outras culturas.
  • 3º - (AQUI MENCIONO O QUE ALGUNS TEXTOS CABALISTA DIZEM A RESPEITO DO TEMA). A mulher aqui mencionada se chama Lilith, ela é tida como a primeira esposa de Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, chegando depois a ser descrita como um demônio. Três anjos foram enviados em seu encalço, porém ela se recusou a voltar. Juntou-se aos anjos caídos na Terra de Nod. E seu descendente chamados Nefilim, do hebraico פִיל que significa "aqueles que cairam do ceu", Tirano, mas tal termo é uma variação do termo נָפַל. Deriva da forma causativa do verbo na·fál ou nefal (fazer cair; cortar), conforme encontrado, por exemplo, na Bíblia Gênesis 6,2. (Traduzido como Gigante). Diz a narrativa que Deus teria decretado um dilúvio, após a ocorrência do mesmo toda aquela sociedade humana seria destruída e o homem passaria a viver, no máximo, um período de 120 anos. Naquele momento, Deus se "arrependeu de ter criado a humanidade", somente Noé e sua família, tinha aprovação de Deus. (6:3,5-11) O relato termina com dilúvio bíblico a eliminar toda aquela sociedade humana juntamente com os Nefilins. No capitulo 2 de Genesis no versículo 18, Deus vê que não era bom que o homem ficase só e resolve criar Eva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário